Pesquisar por palavra

08 abril 2009

Neo Realismo Italiano

“Nunca nesses filmes um indivíduo inicia uma trama, pois a
trama deve vir da própria realidade. O indivíduo existe nesses
filmes para revelar as dimensões humanas de uma situação
ampla e objetiva, para fazer com que nós, como espectadores, a
vejamos profunda e apaixonadamente, e não por seu conteúdo
de informação, como poderíamos ver em um documentário
sobre o mesmo problema. Ladri di bicicletta (Ladrões de
Bicicleta) de Vittorio de Sica torna-nos conscientes de um
enorme e disseminado problema social na Itália depois da
guerra, mas ao mesmo tempo nos revela o problema em todo
o seu pathos a o focalizar um homem e sua desgraça.”

(J. Dudley Andrew, em “As Principais Teorias do Cinema”)


A experiência neo-realista teve duração relativamente curta (se calcularmos proporcionalmente à sua importância), mas causou enorme impacto sobre as demais cinematografias. E se expressou de diferentes formas em outros países.

A partir do neo-realismo, o cinema se renovou em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, influenciando o cinema novo. A renovação ocorreu na temática, na linguagem mais simples, nas temáticas contestadoras, nos atores não profissionais e nas tomadas ao ar livre.

Com o fim da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) e a desmantelamento do fascismo, depois de sofrer duas invasões simultâneas (alemã e aliada), a situação na Itália era desoladora. Foi nesse contexto que surgiu o neo-realismo.


Apesar de ser um cinema simples, direto e comprometido com a realidade, o neo-realismo apresentava temáticas bastante abrangentes e ao mesmo tempo distintas: a preocupação com o desemprego nas grandes cidades, como em Ladrões de Bicicleta (de Vittorio de Sica); a questão agrária, como em “Arroz Amargo” (de Giuseppe de Santis); o subdesenvolvimento, como em “La Terra Trema” (de Luchino Visconti). As temáticas surgiam do local e da cultura de onde eram filmados.

5 comentários:

  1. Bom dia.
    Por favor estou procurado a anos um filme do qual eu acredito se chama Princesa Estrela, é sobre uma princesa que é prometida a um cara asqueroso a quem seu pai deve e ela foge e vai morar em outro reino como serviçal, mas o príncipe acaba se apaixonando e ela sempre tem que se esconder pra ele não descobrir que ela trabalha no castelo. Detalhe ela tem um sinal em forma de estrela na testa. Por isso princesa Estrela. Se puderem me ajudar eu agradeço muitissimo. Pelo menos pra saber se é esse mesmo o nome. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Bom dia eu tenho vontade de saber o nome de um filme que passavam muito na globo que o pai retirava o filhfilho da mãe e deixavam ela só com uma fralda se eu não me lembro que ela fica vá balançando num balaço tenho muita vontade de saber o nome desse filme eu assistia ele muito

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Gostaria de saber o nome de um filme que assisti quando tinha uns 10 anos isso a 19 anos atrás. .
    A parte que me lembro era de um grupo de pessoas que embarcam em um avião no aeroporto normal. .. daí desembarcam em um aeroporto onde não existe ninguém, deserto. Tipo que eles foram sugados pra outra dimensão. .. e lá tem uns monstros parece extra terrestres.
    Lembro mais ou menos o nome. . Parecia com (nagolias) algo assim! !! Me ajudem obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua descrição parece ser "Uma Fenda no Tempo" que é uma minissérie de 3 capítulos que está disponível no Youtube mas como filme de 3 horas de duração.

      Excluir
  4. Sabe o nome de um filme que o protagonista é um menino, e tem vários meninos, as roupas são aquelas mais antigas, aquele short preto camisa polo. Ele e seus amigos criam uma"bebida" falsa que dá força, e enganam um menino, fingem tombar uma caminhonete, depois o menino vem com seu avô, sei lá lembro pouco, faz tempo que vi, talvez uns 8 anos

    ResponderExcluir