Pesquisar por palavra

17 junho 2019

Rastros de Ódio (1956)

Ah! John Wayne, meu companheiro mais constante nas saudosas cavalgadas de minha imaginação..! Quantos filmes eu vivi, a cavalo, ao seu lado, quando ele enfrentava pistoleiros ligeiros no gatilho - por sorte, nunca mais rápido do que ele - fui bombeiro apagador de incêndio  junto dele, lutei na guerra da Coréia, das Filipinas, do Japão e até contra os alemães... só não gostava muito dos filmes de amor, porque ele ficava muito metido, e nem me dava importância.

Mas sempre nos saímos bem, e eu adorava viver os filmes em sua companhia... Mas pra dizer a verdade, num deles, RASTROS DE ÓDIO- "The Searchers", de 1956 (John Ford), eu detestei... ETHAN EDWARDS era seu nome no filme, estava ranzinza, rancoroso e com muito ódio em seu coração!

Bem que MARTIN PAWLEY (Jeffrey Hunter), outro companheiro dele na viagem que fazíamos me aconselhou que não ficasse muito próximo dele, que andava muito zangado, buscando vingança contra um chefe índio, "Scar"(Henry Brandon) que atacou o rancho de sua família, matando seu irmão e cunhada, e levando prisioneira a sua sobrinha, a pequena DEBBIE EDWARDS (Nathalie Wood), também  muito criança ainda, na vida real...

O pior, vocês não sabem, é  que quando me juntei a eles na cavalgada, essa perseguição já durava uns cinco anos, e eu cheguei no exato momento em que eles finalmente descobriram a aldeia do perverso Scar e por conseguinte, o paradeiro de sua sobrinha, agora mais velha, mas uma mocinha ainda, só que já vivendo como escrava e mulher de seu raptor... e mais perplexo fiquei ao constatar um sentimento enorme de racismo do Ethan, não só contra os índios, como também contra quem quer que fosse, que tenha vivido em companhia deles, principalmente sendo sua mulher; E para "aquele" John Wayne a menina agora também era índia, tinha cheiro de índio, e como tal, tinha que... morrer! Retive por instantes meu cavalo e sem saber o que fazer, ou mesmo o que sentia, eu chorei...


E só sai do meu torpor,  banhado de lágrimas, engasgado de soluços,  chamado à  cruel realidade do que realmente acontecia, alertado que fui pelos apelos desesperados de MARTIN:
- NÃO ETHAN, NÃO!
-  ELA  NÃO!
- É DEBBIE, SUA SOBRINHA, VOCÊ NÃO PODE MATÁ-LA TAMBÉM..!

Se a vida de um "mocinho" do velho-oeste era muito difícil, a de um herói, muito mais - tomar a decisão certa, no momento exato, fazendo a justiça triunfar - e John Wayne/ETHAN mais uma vez foi o herói que eu adorava: segurando a menina pela cintura, elevou-a acima de sua cabeça, e sorrindo ternamente aconchegou-a num abraço  duradouro.
E assim nossa história terminou, pois o filme acabou, mas o meu aprendizado sobre cinema começou: a criança que detestou seu herói, passou a adorá-lo como seu ator preferido, a ponto de  julgá-lo merecedor de um Oscar por aquela interpretação de malvado vingador...


Mas seu prêmio de melhor ator estava por vir, anos mais tarde, no filme BRAVURA INDÔMITA - "TRUE GRIT", de 1969 e dirigido por HENRY HATHAWAY, no papel de outro ranzinza e também beberrão - o inesquecível "ROOSTER COGBURN".

Só que deste personagem eu gostei desde a primeira cena.
O ruim é que têm muitas cobras cascavéis, e eu quase caí num poço!
Mas essa é outra história, de outras cavalgadas e, por certo, de outra resenha...
Até  lá!





Nenhum comentário:

Postar um comentário